Tudo Sobre A Consulta Com O Clínico Geral

· 3 min read
Tudo Sobre A Consulta Com O Clínico Geral

Esse princípio é muito valorizado na medicina e é chamado de prudência. Pela lei, todo profissional registrado em um Conselho de Medicina está apto a realizar qualquer ato médico. Ou seja, teoricamente, um generalista pode executar procedimentos mais especializados, como uma neurocirurgia. É muito comum as pessoas acharem que todo médico recém-formado é Clínico. Mas na verdade Clínica Médica é uma especialidade com formação específica por residência ou pós-graduação. Para ele é absolutamente necessário que todos os médicos solidifiquem seus conhecimentos em Clínica Médica, o que irá garantir a percepção global do paciente e uma maior compreensão das enfermidades recorrentes.

  • Quando é necessário, o clínico encaminha o paciente para outras especialidades, como a Cardiologia, para realizar tratamentos mais específicos.
  • Com essas melhorias na acessibilidade e no atendimento, é notável a evolução na qualidade do atendimento, resultando em um crescimento da busca pelos serviços do consultório ou clínica médica, bem como um aumento no número de consultas.
  • Porém, é necessário que esse médico internista solicite alguns exames preventivos, até mesmo para que ele consiga fazer um diagnóstico correto da saúde do paciente.
  • Em relação à formação, a clínica médica está presente como conteúdo do ciclo profissional da graduação e é um dos rodízios obrigatórios no internato, com duração mínima de três meses.



Ele cumpre um papel importante principalmente para a medicina familiar em regiões carentes, dedicando-se ao cuidado integral da pessoa mesmo com a ação de outros médicos especialistas. O médico de família para ser denominado como tal deve fazer uma residência médica e/ou prestar uma prova de titulação na especialidade. Já o clínico geral, no Brasil, usualmente é denominado como tal, por ter feito uma residência de clínica médica.

Redução De Custos E Otimização De Tempo Para Sua Clínica E Consultório Médico




Ainda que o consultório seja um importante pilar do trabalho do clínico geral, ele também é peça-chave dentro dos hospitais. Vânia, por exemplo, trabalha como médica de pronto-atendimento, intensivista e hospitalista. “Nós não vemos somente a queixa que a pessoa traz, mas o que está por trás dela e o que a gente pode fazer. Esse especialista é capacitado para atender todas as doenças não operáveis em pacientes adultos e idosos – exceto aquelas  relacionadas a ginecologia e obstetrícia –, sempre levando em consideração o histórico e a integralidade do paciente.

Recorrer Sempre Ao Mesmo Profissional Permite Melhor Avaliação Verdade


Quando se fala em CRM, na verdade, tratamos de uma grande estratégia de unir o marketing com as vendas. Isso porque o bom relacionamento que é um alvo do marketing vai se transformar em mais pacientes, além de fidelizar os antigos. Esse escopo de atuação amplo com esse olhar individualizado, centrado na pessoa, entendendo seu contexto de forma integral com um compartilhamento do cuidado também diferenciam esse profissional. Endocrinologiavisa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo.

Soul Mv Hospitalar



Também seria papel do clínico a abordagem coordenada de pacientes com repercussões sistêmicas de doenças. De  psicologo i psiquiatra , na história da Medicina houve avanços científico-tecnológicos indiscutíveis. Há grande desperdício da riqueza social e a medicina passa a fazer parte do processo de acumulação de riqueza do sistema capitalista. Vê-se a desorganização na prática médica, que desorienta o paciente e aumenta os custos da assistência, pelo uso excessivo da tecnologia e mesmo pelo excesso de médicos, ou melhor, de médicos desnecessários. Há fragmentação excessiva em especialidades e subespecialidades, uma "coisificação" das relações humanas, onde o médico ao se relacionar com outro como se esse fosse um objeto, acaba também por se reduzir a um objeto. Falta o médico que dialoga, escuta, que realiza o "exame clínico", que o paciente trata como pessoa, que não se comporta como técnico atrás da máquina.