Os programas de Residência Médica do Hospital Sepaco são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). Foram idealizados para contemplar o treinamento nas mais diferentes situações e cenários, passando pela atenção primária à alta complexidade. Além da estrutura ambulatorial e hospitalar, conta com o apoio do Instituto de Ensino e Pesquisa no suporte de atividades teóricas, de Simulação Realística e apoio à pesquisa. Os médicos residentes fazem as consultas ambulatoriais das mais diversas especialidades nos dois períodos, durante os cinco dias da semana. Após a conclusão do curso, o médico atua, principalmente, em clínicas e hospitais. Existem, inclusive, instituições renomadas e especializadas em emergências, nas quais você pode trabalhar.
- Assim, o residente poderá entrar no mercado de trabalho com mais segurança, sabendo que passou por capacitação prática durante toda a especialização.
- O especialista em Pediatria conta com diversas possibilidades de atuação, podendo, inclusive, ingressar em uma subárea.
- Desde o início da Residência Médica, muitos Médicos Residentes passaram pelo Hospital, formando especialistas nas diversas especialidades.
- Logo, se você pretende se inscrever em um processo seletivo de residência médica para uma das carreiras acima, isso pode ser feito logo após a conclusão da graduação.
- Essa alta procura é explicada pelaampla atuação dos médicos desse setor, que atendem mulheres desde a adolescência até a terceira idade.
Esta é uma das residências médicas mais procuradas pela rentabilidade e proporciona o trabalho em “clínicas da dor”. Formar médicos clínicos capazes de prestar atendimento de excelência a pacientes em todas as variadas situações clínicas, bem como exercer a especialidade com qualidade, com ética e de forma humanizada. Além disso, desenvolver raciocínio clínico e estimular a racionalidade e eficiência no processo de decisões quanto ao uso de recursos humanos e tecnológicos e estimular o interesse em pesquisa científica. A Residência em Clínica Médica do Sepaco tem o foco de preparar o médico para exercer a especialidade clínica tanto na prática quanto em iniciação de pesquisa. Os residentes terão a oportunidade de atuar na estrutura ambulatorial participando de consultas de clínica médica e de especialidades, além de discussões sobre os artigos científicos mais atuais, casos clínicos e temas relevantes. A residência em Clínica Médica objetiva preparar o médico para exercer a especialidade clínica tanto no âmbito prático quanto em iniciação de pesquisa.
Serviços

São 7 mil vagas para residências em todo o país, onde há média de 10 mil formandos anualmente. Ao todo, cerca de três mil ficam de fora do processo e se limitam a clínica geral. Desde 2013, o Hospital Moinhos de Vento é o único hospital brasileiro afiliado à Johns Hopkins Medicine International, o braço internacional da Johns Hopkins, considerado um dos melhores hospitais americanos. Esta é uma afiliação para troca de experiência em assistência, educação e pesquisa. Nossos profissionais, incluindo os residentes, podem ter contato direto com os melhores profissionais da Hopkins. Durante o curso, que tem duração de 2 anos, você vai aprender as bases de cada uma dessas áreas clínicas, formando-se como médico generalista.
Segundo Ano De Residência Em Clínica Médica

Portanto, é uma especialidade que exige um conhecimento amplo e diversificado. A residência em Clínica Médica tem duração de dois anos, mas se o residente optar por alguma subespecialidade clínica - que não seja neurologia ou dermatologia - pode fazer mais um ano. O residente em clínica médica precisa ser curioso, atento e precisa estar sempre atualizado, a fim de construir um grande aporte de conhecimento médico.
Sobre O Curso
Gabriel afirma que é possível escolher entre as principais especialidades clínicas. A composição dos eletivos é variável, sendo a maioria predominantemente ambulatorial. ver a página , os participantes do programa de residência médica de Medicina interna da FMUSP passam por diferentes estágios práticos . Cada um envolve a realização de seminários, reuniões, aulas e outras estratégias de aprendizagem.