10 Melhores Especialidades Médicas Para Você Atuar

· 3 min read
10 Melhores Especialidades Médicas Para Você Atuar

Então, se você quer conhecer melhor como funciona a residência médica no SUS, está no lugar certo! Por isso, a Voomp vai esclarecer como funciona o programa de especialização na área de Saúde. Além disso, explicaremos quais as principais formas de ingresso para as melhores residências médicas do SUS. É considerada o "padrão ouro" da  especialização médica e, cumprida integralmente, confere ao Médico Residente o título de especialista. Trata-se de um tipo de residência médica de acesso direto e tem duração de três anos.

  • O Programa de Residência Médica em Pediatria objetiva formar um pediatra capacitado para a avaliação e acompanhamento da criança e do adolescente em todas as etapas do seu desenvolvimento, apto para o diagnóstico e tratamento dos agravos à saúde.
  • Esses médicos podem exercer a profissão normalmente, porém, não poderão portar o título de especialistas.
  • O especialista em Pediatria conta com diversas possibilidades de atuação, podendo, inclusive, ingressar em uma subárea.
  • Porém, é importante considerar que você cuidará de pessoas e suas vidas, portanto, precisa focar na área com a qual mais se identifica.


Para entender mais sobre o que é e como funciona a residência médica, é hora de descobrir um pouco sobre as atividades realizadas, tempo de duração e salário do residente.  A residência médica é, basicamente, um curso prático em determinada área da Medicina.  rinoplastia piraí  como um intermediário entre um curso teórico e uma atividade profissional, assemelhando-se mais à prática do que à teoria.

‍como Se Preparar Para Ingressar Na Residência?



É possível atuar juntamente ao Ginecologista para lidar com questões relacionadas ao parto e recém-nascido, por exemplo. Após a conclusão, as possibilidades de inserção no mercado são bastante diversas. É possível trabalhar em clínicas públicas e particulares, hospitais e nos órgãos do SUS.

Valor Da Prova


Por ser uma instituição de referência, o serviço de pneumologia e cirurgia torácica do HSCMV tem vasta experiência em cirurgias complexas como aquelas para tratamento da tuberculose e do Câncer de Pulmão. O serviço de oncologia é bastante atuante, fazendo com que o volume de pacientes atendidos seja cada vez mais expressivo. Em todos os programas são desenvolvidas atividades práticas, sob a forma de estágio hospitalar supervisionado por preceptores e especialistas, cumprindo uma carga horária de 60 horas semanais, incluindo um plantão de 24h. As  página com mais detalhes , seminários e estágios seguem as normas estabelecidas por cada Programa  de Residência Médica, conforme Resoluções da CNRM. O Programa de Residência Médica em Neurologia objetiva formar médicos neurologistas capacitados para a avaliação, formulação de diagnósticos diferenciais e tratamento de pacientes com doenças neurológicas, tanto na fase aguda quanto nos quadros crônicos. O Programa de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia foi criado em 2020, com o propósito de formar e desenvolver médicos para atuar na avaliação, diagnósticos e tratamento de indivíduos com doenças endócrino-metabólicas.



Durante pelo menos 2 anos de formação, o médico residente vivencia uma série de situações que vão complementar, na prática, todo o aprendizado da graduação. Formação médica especializada em clínica geral, pautada na aquisição prática de atributos técnicos e humanos, embasados em evidências teóricas atuais, atitudes e vivências, sob orientação pedagógica com ética e responsabilidade social. Para tanto, o médico residente atuará em diversos cenários do cotidiano clínico desde a atenção primária e secundária especializada, até as atividades intra-hospitalares complexas. Contudo, é possível dizer que os profissionais que optarem por participar de residência médica atuam em hospitais e centros médicos. Além disso, durante a especialização, o médico ainda conta com a supervisão de profissionais da área de estudo.